Resenhas:

Top Five: Cinco livros nacionais pedidos no vestibular, que merecem ser lidos


Muita gente odeia livros da literatura clássica nacional, por achar enfadonho, a linguagem difícil, o texto ser cansativo e etc.
Mas há sim livros clássicos que são tão legais, que merecem destaque. Eu sou uma fã assídua deste tipo de livro, por isso este top five é especial.
Vamos conferir?



5° Lugar: Iracema - Jose de Alencar



O livro se passa durante a colonização portuguesa, onde Martin, um português colonizador,  se apaixona por Iracema, a virgem dos lábios de mel. A partir daí a vida dos dois toma um rumo completamente inimaginável.


Por que ler?

Vou confessar que o livro é um pouco cansativo, mas tem uma das histórias mais lindas que já li. Além disso, através da narração impecável de José de Alencar é possível saber exatamente como era o Brasil quando os portugueses aqui chegaram. 

4° Lugar: O Cortiço - Aluísio Azevedo



A história tem como foco principal os moradores de um cortiço no Rio de Janeiro, onde acompanhamos a sina de todos moradores desta vila, 

Por que ler?

Através de personagens tão característicos, analisamos o capitalismo selvagem e toda lama e sujeira por trás dele. Diferente de outros livros da época, este tem uma linguagem fácil e mostra o lado mais vil do homem: Capaz de qualquer coisa para conquistar mais e mais dinheiro.

3° Lugar: Memórias Póstumas de Brás Cubas


Após sua morte, Brás Cubas conta a história de sua vida e como está morto, ele faz uma análise crítica sobre a sociedade da época.

Por que ler?

Com uma visão aguda e implacável, Machado de Assis faz uma observação mordaz sobre a sociedade da época, o comportamento das pessoas, casamento e adultério.


2° Lugar: Dom Casmurro - Machado de Assis


Primeiro livro que li do Machado de Assis e até hoje o mais inesquecível. Bentinho, vizinho e amigo da jovem Capitu, jovem com olhos de ressaca,oblíquos e dissimulados, se apaixonam ainda jovem, no entanto, por causa de uma promessa feita por sua mãe, Bentinho é obrigado a ir para o seminário, onde conhece seu melhor amigo, Escobar.
Quando abandona o seminário, Capitu e Bentinho se casam e Escobar continua seu amigo, frequentando sua casa, até mesmo quando Bentinho não está, o que faz crescer a desconfiança de que Capitu o trai com seu melhor amigo. 

Por que ler?

Machado de Assis através deste livro criou a dúvida do século: Capitu traiu ou não Bentinho? Apesar da linguagem pomposa usada na época, este é um livro que prende a atenção do início ao fim e a traição....Esta você terá que ler para saber se realmente aconteceu, mesmo que isto não fique claro.


1°  Lugar: Capitães de Areia - Jorge Amado


Primeiro livro que li do Jorge Amado e ele me abriu portas para um  mundo de livros incríveis. A história se passa em Salvador e conta a história de um grupo de garotos sem pai nem mãe,que aplicam golpes para sobreviver Aos poucos vamos conhecendo melhor cada um deles, seus sonhos e ambições e o desenrolar da história é incrível.

Por que ler?

Impossível não se apaixonar pelos Capitães da Areia. Jovens,sofridos, cheios de sonhos e desilusões, acompanha-los pelas ruas de Salvador, só nos faz querer penetrar mais na vida de cada um deles. Uma história bem contada, narrada com exatidão, com personagens carismáticos e um final incrível, um dos melhores livros que já li.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...