Resenhas:

RESENHA: Eragon - Christopher Paolini































Oiii gente!

Hoje trago para vocês a resenha do livro Eragon,escrito pelo Christopher Paolini.


SOBRE O LIVRO: Eragon é o romance de estréia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, locais fantásticos e perigosos vilões. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.















Eragon é o primeiro livro da saga Ciclo da Herança e livro de estréia do americano Christopher Paolini. Adquiri esta série há muito tempo, mas só comecei a ler a série agora. 
A premissa é muito interessante: os cavaleiros do reino, protegiam a todos, com seus dragões, até o dia em que Galbatorix, um ex cavaleiro, perde seu dragão e se torna tão amargurado que decide tomar o poder. Para isso, mata todos os cavaleiros que decidem ir contra suas vontades. 
Para acabar com essa ditadura, os elfos, anões, alguns humanos rebeldes e o único cavaleiro sobrevivente se unem para proteger o único ovo de dragão que conseguiram capturar. Assim nos é apresentado Eragon, que vive em uma aldeia distante e parte para caçar em um lugar ermo que todos tem medo de frequentar. Em uma dessas caçadas, encontra uma linda pedra polida, que leva para casa. Tempos depois essa pedra se quebra e dá vida a um dragão,Saphira.
A partir desse momento, o destino dele está selado: Eragon não apenas se tornou cavaleiro, como agora é o único capaz de acabar com a ditadura imposta por Galbatorix. Juntamente com Born, que ele via apenas como um contador de história, mas que na verdade esconde sua verdadeira identidade, parte para sua jornada. 
Confuso?No entanto, muito parecido com a famosa saga Star Wars. Não vou entrar em detalhes para não ter spoiler, mas se você já leu o livro e viu o filme, entenderá do que estou falando.
Comecei a ler achando que encontraria uma dinâmica rápida e uma história cheia de reviravoltas, mas o que tive foi um texto que se alongou demais, tornando-se muito repetitivo. 
Sim,Christopher tem a capacidade de imaginar um reino mágico, cheio de elfos, anões e uma guerra pela liberdade, e é ótimo,afinal, grandes livros de fantasia surgiram através da mesma premissa. No entanto o autor não soube desenvolver a história de forma a prender a atenção dos leitores.
Os personagens não apresentam nada de novo, são bem estereotipados. : O mestre sábio que treina o jovem guerreiro, a linda elfa guerreira e distante,etc. 
Assim como tantos outros livros que li nos últimos tempos, o personagem principal é cansativo, irritante, infantil e ingrato!Durante toda a história o autor tenta justificar os atos de Eragon com desculpinhas fajutas,  mesmo ele agindo apenas por impulso.
Depois tem o martírio de aguentar o autor falar da ligação entre Saphira e Eragon. Isso é repetido tantas vezes que se perde no enredo. Muitas vezes é apenas jogado sem a menor importância.
Até a Saphira, que tinha tudo para ser a melhor personagem do livro, se torna irritante por se comportar mais como a mãe de Eragon do que como uma dragão.
A única parte realmente interessante acontece já nas últimas páginas, quando finalmente ocorre a batalha entre os enviados do reino e os rebeldes. E nem foi uma grande luta, para ser sincera. Pela demora esperava algo bem mais surpreendente.
Christopher tinha nas mãos um enredo que poderia ser uma grande saga sobre dragões e cavaleiros, mas o que nos é oferecido é uma história morna, cansativa estereotipada.

CLASSIFICAÇÃO:







Título: Eragon
Título Original: Eragon
Série: Ciclo da Herança #1
Autor: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Páginas: 460
Ano: 2003
Tradutor: Silvia Komet
Gênero: Fantasia
Saiba mais: Skoob
Onde Comprar Livros: 
Onde Comprar e-Books:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...