Resenhas:

Playlist: Músicas nacionais que citam ou se inspiraram em livros




Olá!Tudo bem?Como vai?
O post de hoje é sobre música!
 Faz tempo que não postava playlists aqui no blog, então escolhi um tema super legal: Músicas que citam ou se inspiraram em livros.
Aperte o play.



Quem não conhece a Modinha para Gabriela da incrível Gal Costa? Foi inspirada no clássico Gabriela Cravo e Canela, do Jorge Amado.



"Eu nasci assim, eu cresci assim,
                                                         E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
Gabriela, sempre Gabriela!

Quem me batizou, quem me nomeou,

Pouco me importou, é assim que eu sou

Gabriela, sempre Gabriela!"



Em Amor, I Love You, Marisa Monte  usou um trecho do livro O Primo Basílio de Eça de Queirós, assim como se inspirou na história do livro para fazer o seu clipe.




"Tinha suspirado

Tinha beijado o papel devotamente

Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas

sentimentalidades

E o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saia
delas
Como um corpo ressequido
que se estira num banho tépido
Sentia um acréscimo de estima por si mesma!
E parecia-lhe que entrava enfim numa existência
superiormente interessante...
Onde cada hora tinha seu intuito diferente
Cada passo conduzia um êxtase...
E a alma se cobria de um luxo radioso de sensações..."



Capitães de Areia é um clássico escrito por Jorge Amado e foi a inspiração para esta música da Fafá de Belém.


"Se essa rua fosse minha
Eu vinha aqui passear
Quando saísse de casa
Mas como não tenho casa
Tenho que nela morar"


Caçador de Mim é uma linda música que usou como inspiração O Apanhador no Campo de Centeio de J.D.Salinger.



"Nada a temer
Senão o correr da luta
Nada a fazer
Senão esquecer o medo
Abrir o peito à força
Numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura"


Dom Quixote de La Mancha, foi a inspiração para a música do Engenheiros do Hawaii que tem o mesmo nome. 




"Muito prazer, meu nome é otário
Vindo de outros tempos mas sempre no horário
peixe fora d'água, borboletas no aquário
Muito prazer, meu nome é otário
na ponta dos cascos e fora do páreo
puro sangue, puxando carroça"


Legião Urbana é responsável pela lindíssima música Monte Castelo, que foi inspirada em um poema do livro Os Lusíadas, escrito por Camões


"O amor é o fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer."


Sonho Impossível  é uma famosa música da cantora Gal Costa e foi inspirada em um poema do Fernando Pessoa que tem o mesmo nome. Ela é fã do Fernando e em muitos shows ela declama alguns de seus poemas.



"Sonhar mais um sonho impossível
Lutar quando é fácil ceder
Vencer o inimigo invencível
Negar quando a regra é vender"



E vocês, conhecem músicas que citaram ou se inspiraram em livros?
Deixem nos comentários!
Um super beijo
Tchau Tchau 


3 comentários:

  1. OIieee

    Que post lindo e original, achei super interessante conhecer todas essas inspirações. Algumas músicas nem sabia que haviam sido inspiradas em obra. Do Legião outras músicas também são inspiração de textos ou livros lidos por eles, é legal ver a história das músicas da banda, o Renato Russo sempre tinha um porquê de tudo.

    Beijos

    Alice and the Books

    ResponderExcluir
  2. Oi flor! Vi que vc visitou meu blog e vim retribuir mas não achei a opção de seguir.


    www.lendo1bomlivro.com.br;

    Instagram :) @lendo1bomlivro;

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju!
    Que post legal. Algumas eu sabia (como Amor, I Love You e Monte Castelo), mas a maioria foi novidade para mim.
    Sabe a música "Dentro de uma abraço", do Jota Quest? Foi inspirada em uma crônica da Martha Medeiros ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...