Resenhas:

Conversa Literária: O que são esses tais New Adult e Young Adult?



Oiee Leitores!
Como estão?
Hoje vamos ter uma conversinha literária?
Vamos falar sobre os dois estilos literários do momento: Young Adult e New Adult.


Está na moda falar de dois estilos literários: Young Adult e New Adult.  Vemos muitos blogs e páginas falando sobre isso, mas vocês sabem qual a diferença entre eles e do que se trata?

Young Adult-Fiction, abreviado para YA, é o estilo literário voltado para os jovens adultos, ou seja, jovens entre 14 e 21 anos.
Os personagens deste estilo literário são jovens, mas os problemas que enfrentam na história são de gente grande. Temas como drogas, bullyng, suicídio, homossexualismo, são temas frequentes nesse gênero literário. Isso que o difere do estilo Infanto-Juvenil, uma vez que este possui uma temática mais ingênua.

Há denrte esta categoria, outras subcategorias como: Romances YA, Distopias YA, Ficções YA, etc. Com um mercado tão vasto, há editoras e escritores voltados apenas para este publico específico.

Meio confuso, não? Então vou dar exemplos de alguns YA famosos:

 Série Divergente - Veonica Roth


                                               

 Jogos Vorazes - Suzanne Collins

                                                  

 Por Lugares Incríveis - Jennifer Niven


 Para todos Garotos Que Já Amei  - Jenny Han


 As Vantagens de Ser Invisível - Stephen Chbosky 



Já o New Adult, comumente conhecido como NA, é voltado para os jovens adultos, ou seja, aquela fase de transição onde ainda não se é completamente adulto nem mais criança,Esse estilo abrange jovens de 18 a 26 anos e relata o período de mudança dos jovens para a fase adulta, onde eles estão tentando se encontrar e precisam aprender a tomar decisões.

O termo New Adult surgiu a primeira vez na eidtora St.Martin Press, que o utilizou para falar de ficção para jovens adultos e trouxe uma nova experiência para o leitores, tratando de temas realistas, muitos até polêmicos.

Pensando nisso, os autores abusam de temas "primeiras experiências" como primeiro emprego, primeiro ano na faculdade, primeiro relacionamento, primeira bebedeira, etc.Além de temas mais polêmicos ,como problemas familiares, sexualidade, relacionamento abusivo, etc.

Com temas que falam diretamente com os jovens e os inúmeros conflitos durante a história,a NA se tornou um sucesso.

Assim como o YA, o NA tem uma gama enorme de livros e as editoras apostam no sucesso do tema.

Exemplos de New Adult:

Belo Desastre - Jamie Mcguiré



Entre o Agora e o Nunca - J.A Redmerski



 Perdendo-Me - Cora Carmack


 Paixão Sem Limites - Abbi Glines


Confess - Coleen Hoover



É isso aí gente, espero que tenham gostado e entendido um pouco sobre esses dois gêneros que estão fazendo um super sucesso.

Um super beijo 

2 comentários:

  1. Olarrrrrrrrrrrrrr! As Vantagens de Ser Invisivel foi a leitura do meu ensino médio, me salvou 6 anos trás uasdukahdukhas os outros livros citados da mesma categoria já não sou nem um pouco fã, não gosto mesmo deles D:

    Da segunda categoria não conhecia praticamente nenhum :c mas me senti atraída pelo Confess *-* essa vida de trabalhadora é dura para conseguir tempo pra ler :C

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  2. Já li muitos livros New Adult, agora o YA leio pouco, porque esse gênero suga até a alma. Gosto de livros com temas leves, mas não descarto os com temas fortes. Amei a explicação, parabéns bjs

    Taynara Mello www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...