Resenhas:

Resenha do livro Quatro - Veronica Roth





Este é o primeiro livro do spin-off de Divergente. Infelizmente este é o único lançado como livro impresso, os demais foram lançados como e-book.
O engraçado disto é que quando a autora começou escrever a história de Divergente, Quatro era o personagem principal, mas devido sua falta de carisma, ela precisou acrescentar outra personagem: Tris. Só depois ela voltou a contar a história de Quatro, que é este livro que faço a resenha agora.




SOBRE O LIVRO:  Dois anos antes de Beatrice Prior fazer sua escolha, quem passa por esse difícil processo é Tobias. Transferir-se da Abnegação para a Audácia é sua única chance de recomeçar. Na nova facção, ninguém o chamará pelo nome que seus pais lhe deram. Nela, ele não deixará o medo transformá-lo em uma criança covarde. Agora conhecido como “Quatro”, ele descobre durante a iniciação que pode ser bem-sucedido na Audácia. Todo o processo está apenas começando, e Quatro precisa conquistar seu lugar na hierarquia da nova facção. As decisões que tomar vão afetar os próximos iniciandos e revelarão segredos que ameaçam seu próprio futuro – e o de todo o sistema de facções. Dois anos após sua transferência, Quatro está preparado para agir, porém ainda não definiu um caminho. Talvez a primeira inicianda a pular na rede ajude-o a mudar tudo. Quem sabe assim ele possa voltar a ser Tobias.

Quatro, de Veronica Roth, se passa no mesmo mundo da série de sucesso internacional Divergente e é contado da perspectiva de Tobias Eaton. As quatro histórias incluídas aqui – “A transferência”, “A iniciação”, “O filho” e “O traidor”, além de três cenas exclusivas – dão aos leitores um eletrizante vislumbre da vida e do coração de Tobias e compõem o cenário da saga épica da trilogia Divergente.


A história começa nos apresentando Tobias. Um garoto franzino da Abnegação, que perde a mãe cedo e de forma misteriosa, ficando a mercê dos maus tratos de um pai psicopata.
A única chance de mudar é quando ele completa 16 anos e pode fazer uma escolha. Uma escolha que pode mudar sua vida para sempre. E em um ato de rebeldia ele abandona sua antiga facção e escolhe ir para a Audácia, a facção que seu pai tanto detesta.

É você quem precisará conviver com a sua escolha. Os outros vão superar, seguir em frente, não importa sua decisão. Mas você nunca conseguirá fazer isso.

Agora ele não é mais Tobias, o garoto careta que se esconde em roupas cinzas largas, agora ele é Quatro, o iniciando com apenas 4 medos, corajoso, forte e temido.

Não sou Tobias. Não mais. Sou um membro da Audácia.
Tenho um novo nome e isso significa que posso ser uma nova pessoa. Alguém que não aceita comentários de sabichões da Erudição. Alguém que sabe se agressivo de volta. Alguém, enfim, pronto para lutar. 
Gosto deste livro porque ele nos dá uma visão mais ampla dos acontecimentos pré-ataque e como era o treinamento quando Erick ainda era um iniciado e não detinha o poder.
Neste livro também é possível ver  o começo da união entre a inteligência da Erudição com a força da Audácia para tomar o poder.
Em Divergente, me perguntava porquê de Quatro não avisar sua antiga facção sobre o ataque iminente.Eis que neste livro esta entre outras dúvidas são sanadas.
Outro ponto interessante é ver a visão deturpada que ele tem de si mesmo e como Tris o fez mudar para a melhor. Vê-lo se apaixonando por ela e seus problemas com relacionamento, me faz apenas gostar mais e mais dele.

Posso confiar nela. Com meus segredos, minha vergonha, meu nome que abandonei, Com as verdades lindas e as horríveis. Tenho certeza disso.

Este livro é como uma simulação da Audácia: Através dele podemos invadir a cabeça de Quatro, conhecer mais sobre seus temores, amores, amigos, paixões e pensamentos mais íntimos.
A autora foi super inteligente ao lançar essa série, pois explora um dos personagens mais interessantes de Divergente.
Quatro é um herói, não há duvidas, mas o fato dele ter tantos defeitos e até manipular as pessoas para fazer o que ele considera certo, o torna verossímil e extremamente atraente.
No mais, a autora mantem o mesmo tipo de texto encontrado em Divergente: Coeso, rápido de ser lido, de fácil entendimento e que prende a atenção do início ao fim. Além de nos dar a oportunidade de conhecer melhor os personagens  e matar um pouco a saudade.

Meu nome é Quatro. Se você me chamar de careta mais uma vez, nós dois teremos um problema.
CLASSIFICAÇÃO: 05 ESTRELAS




Título: Quatro
Título Original: Four
Autor: Veronica Roth
Editora: Histórias de Divergente #1
Páginas: 272
Ano: 2014
Tradutor: Lucas Peterson
Gênero: Distopia
Saiba mais: Skoob
Onde Comprar Livros: 

Onde Comprar e-Books:

LEIA TAMBÉM:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...