Resenhas 2018

Conversa Literária: Deem uma chance para os Clássicos



Oiii gente!!
Vamos falar um pouco sobre os livros clássicos?
Eu sei , clássicos podem parecer bem chatos. Creio que muito disso se dá devido a obrigação de lê-los na escola e faculdade, mas eles podem ser bem legais!



Ler Clássicos pode parecer bem chato. Mas a verdade é que eles estão rodeados de grandes histórias, que merecem ser lidas. Não é a toa que esses livros levam esse título: Não importa quando lidos, sempre farão parte do contexto atual.
Hoje vou enumerar alguns motivos para ler clássicos, dar dicas para tornar aleitura mais prazerosa e falar um pouco dos meus clássicos favoritos.

CINCO MOTIVOS PARA LER CLÁSSICOS: 


  1. Aumenta seu vocabulário:  Muitas palavras usadas em livros clássicos não são mais usadas  atualmente.. Ao ler esse tipo de livro, você conhece novas palavras e expande seu vocabulário.
  2. Melhora seu modo de falar: Ao aprender novas palavras, irá usá-las, mesmo que inconscientemente.
  3. Aprenda mais sobre história:  Como esses livros foram escritos em outras épocas, acabamos aprendendo mais sobre a cultura, tradição, vestimenta, comportamento dessas épocas.
  4. Melhora sua forma de escrita:  Conhecer mais sobre a história , novos vocábulos e textos atemporais, amplia nosso horizonte e nos faz criar textos melhores.
  5. Conheça a origem de grandes citações: Todo mundo adora citar lindas frases, seja em blogs, facebook ou instagram. Não é legal ler de onde saiu essas frases e o contexto onde se encaixa?
Eu sei que ler livros clássicos parece chato e cansativo, mas tenho algumas dicas que espero, ajudem você:

  1.  Escolha um livro com o tema que você goste
  2. Antes de começar a ler, procure conhecer mais o autor e o cenário na qual o livro foi criado. Isso ajuda a entrar no contexto da história.
  3. Se sentir dificuldade com alguma palavra, não desista da leitura!Use o Google para descobrir o significado dela.
Para ajudar na escolha, vou fazer uma pequena listinha com 10 clássicos nacionais ou não, que li e amei:

1- Helena - Machado de Assis: Esse é para quem gosta de um belo romance.  Conta a história de Helena, filha bastarda do conselheiro Vale, que é reconhecida em seu testamento e passa a viver na mansão da família com seu meio irmão Estácio. Entre eles, nasce mais do que amor fraternal.



2-O Morro dos Ventos Uivantes - Emily Bronte:  Outro lindo romance.  Ambientado em Yorshire do século XVIII, conta a história das famílias Linton e Earnshaw, onde várias gerações são unidas tanto pelo amor quanto pelo ódio.



3-A Hora da Estrela - Clarice Lispector: Confesso que tive dificuldade para ler esse livro. O começo dele é meio cansativo, com a introdução extensa demais. Mas, quando se passa essa parte e realmente começa a narrativa, vale cada página.  Conta a história de Macabea, uma nordestina,feia, pobre,e extremamente alienada da tristeza que a cerca. Essa história foi escrita pouco antes da morte de Clarice, é extremamente instigante. 



4-Laranja Mecânica - Anthony Burgess -  Esse é um clássico  que trata da alienação pós industrial do século XX. O autor cria uma linguagem criativa, usada pelo personagem principal, Alex, que faz a história toda ser perturbadora e instigante. Narrada por Alex, um jovem de uma sociedade futurista, marcada pela violência, conta sua vida como parte de uma gangue,que sai pela cidade cometendo os mais variados tipos de violência.
Esse livro trata de temas como limite de liberdade e obrigação, violência física e psicológica e os limites da relação entre sociedade e indivíduo.



5-Capitães de Areia - Jorge Amado - Esse livro é até hoje um dos meus favoritos. Conta a hstória de um grupo de meninos e uma menina, que vivem abandonados pelas ruas de Salvador. A história é simples, mas o lirismo contido em cada página é apaixonante.




Espero que tenham gostado e que deem uma chance para os clássicos!
Um super beijo








































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...