[RESENHA] A Terra das Sombras-Meg Cabot #1


Olááá queridos leitores!
Como vocês estão?
O post de hoje é a resenha do primeiro livro a série A Mediaora, de Meg Cabot.


DESAFIO LITERÁRIO 55 LIVROS: 41- Um Livro da Meg Cabot


SOBRE O LIVRO: Suzannah é uma adolescente aparentemente comum que tem um problema com construções antigas. Não é para menos. Afinal, muitas dessas casas velhas são assombradas. E Suzannah é uma mediadora, uma pessoa capaz de ver e falar com fantasmas para ajudá-los a descansar em paz. É claro que esse dom lhe traz muitos problemas. Mas nem ela poderia saber a gravidade do que encontraria ao mudar-se para Califórnia. 













Essa foi minha primeira experiência com a Meg Cabot e deixou a desejar. Não me entendam mal, a história não é ruim, mas acho que faltou sal e açúcar e por isso não me encantou tanto.
A premissa é interessante: Suzannah é uma adolescente com verdadeiros problemas de adulto: ela é uma mediadora, ou seja, ela pode conversar com os mortos e ajuda-los a passar dessa vida para a próxima. Junte a isso o fato de os fantasmas não terem nem dia nem hora para aparecerem ,  torna a vida dela um verdadeiro caos.
O que ela quer mesmo é ser uma adolescente normal e ela acha que vai conseguir isto agora que se mudou de Nova York para Califórnia, para morar com sua mãe, seu padrasto e seus 3 filhos: Dunga, Mestre e Soneca (como ela os apelidou.)
Acontece que nem tudo são flores na vida de Suzannah e além de ter que lidar com o fantasma adolescente vingativo, que está na sua nova escola, ainda precisa lidar com um fantasma canastrão que mora em seu quarto (e que ela acha lindo, por sinal.)

"Vou ter de explicar. É que eu não sou exatamente como qualquer garota de 16 anos.Quer dizer, acho que eu pareço bastante normal. Não uso drogas, nem bebo, nem fumo - tudo bem, só daquela vez que o Soneca me pegou. Não tenho nenhum piercing, só furo nas orelhas, e só um em casa lóbulo. Não tenho nenhuma tatuagem. Nunca pintei o cabelo. À parte minhas botas e minha jaqueta de couro, não exagero no preto. Nem uso esmalte escuro nas unhas. No final das contas, sou uma adolescente americana perfeitamente normal e comum.Só que eu falo com os mortos."

Muitas partes desse livro são engraçadas, como os momentos que a personagem fala sobre seus 3 novos irmãos, ou como ela lida com os fantasmas.
Meu maior problema com este livro foi a novidade acabar na premissa. Todos personagens do livro, desde a fantasma vingativa até a própria Suzannah, com sua pose de bad girl, a patricinha mimada e o cara bonitão esportista, tudo mais do mesmo. Ela segue o mesmo estereótipo encontrado em tantos outros livros infanto-juvenis. Por conta disso,  não consegui me ligar aos personagens, então foi decepcionante.
A autora poderia explorar mais o dom de Suzannah, que ficou em segundo plano. Entendo se tratar de um livro infanto-juvenil, mas o tema traz tantas nuances que poderia ser melhor trabalhado.
No fim, esperava mais e o livro não superou minhas expectativas. Foi um livro que terminei de ler e não consegui saber ao certo se gostei ou não.
O texto é gostoso de ler, a autora trabalha bem a linguagem dos personagens, até as decisões precipitadas de Suzie, túpicas de uma adolescente.
O melhor personagem dessa história, é sem dúvidas o fantasma Jessie, Ele é divertido, engraçado e traz aquela boa dose de humor e romance tão necessários para a história. Jessie foi o motivo para eu ter terminado o livro, queria saber mais sobre ele e espero que a autora explore mais a vida dele no segundo livro.

"- Bafo de cadáver... - Jesse voltou-se para me olhar de frente. Seu peito arfava, subindo e descendo. - Você se dá conta de que me chamou de bafo de cadáver? Magoou hermosa. Magoou mesmo."

No mais, os personagens são caricatos e a história envereda para o óbvio. Mas nem tudo está perdido! Esse é só o primeiro livro da série e pretendo sim terminar de lê-la.

CLASSIFICAÇÃO


Título: A Terra das Sombras
Título Original: Shadowland
Série: A Mediadora #1
Autor: Meg Cabot
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano: 2004
Gênero: Fantasia
Saiba mais: Skoob

Onde Comprar: CLIQUE AQUI

0 comentários. Clique aqui para comentar também!:

Postar um comentário

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!